quinta-feira, 23 de junho de 2011

Macrotendências outono/inverno 2013

A empresa WGSN já divulgou as 3 macrotendências para o outono/inverno 2013. Denominadas como Radical Neutrality, Hypeculture e Eco Hedonismo, essas tendências trazem uma mistura cultural, de estilos e estéticas alterando de maneira impactante nossas percepções de gêneros e do que consideramos normal ou não.
Radical Neutrality enfatiza o minimalismo e o individualismo. A multiplicidade de estilos de vida e de sexualidade permitem a livre interpretação de gêneros.


Hypeculture destaca o mix de culturas e classes sociais que criam uma nova ordem visual, uma "costura de raízes culturais". Nesse contexto a internet é fundamental, pois reduz a distância física e de gerações entre as pessoas permitindo a interação entre o antigo e o novo, o ocidental e o oriental, o rústico e o sofisticado. 


 E a terceira macrotendência, o Eco Hedonismo combina sustentabilidade com misticismo e hedonismo criando um novo luxo que se encontrará em paralelo à natureza, as técnicas de sobrevivência tornam-se consumo de luxo. Uma estética enigmática passa a influenciar diversas áreas das artes e o subterrâneo é considerado o novo território.


Se relembrarmos das macrotendências para primavera/verão 2012 também apresentadas  pela WGSN (JPEG Gen, Cinematic e Primal Futurism) podemos perceber que tudo está interligado e que as tendências tem seguido uma evolução mais ou menos linear. (sim, tenho consciência de que a moda é cíclica, mas o que quero enfatizar aqui é que não tem ocorrido quebras bruscas nas tendências de uma estação para a outra e de um ano para o outro).
Refletindo e analisando os conteúdos, continuo me identificando muito com as tendências de mix cultural apresentadas no Primal Futurism e agora no Hypeculture. E vocês, com qual se identificam mais?!

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