domingo, 1 de maio de 2011

Brechó Fredex Unika

Ano passado aconteceram tantas coisas e eu estava tão envolvida com a defesa do mestrado e mais minha mudança para Londres que acabei não fazendo alguns posts que tinha planejado. Mas agora resolvi retomar as idéias e fazer esses posts já que os assuntos não são datados. 
Quando estive em Oslo fiquei enlouquecida com um brechó: vitrines criativas e o visual merchandising bem elaborado (não sei se é sempre assim, mas quando estive lá as roupas e os móveis estavam separados por cores formando ambientes bem demarcados, um resultado lindo!). 
Fazendo uma pesquisa na internet descobri que se trata de uma empresa social, uma rede de brechós chamada Fredex fundada em 1905 e ligada ao Exército da Salvação norueguês. São 43 lojas de segunda mão espalhadas pela Noruega que vendem roupas, acessórios, móveis e livros. A Fredex Unika é mais voltada para a moda e foi essa loja que conheci, em Grunerløkka, um bairro descolado de Oslo. 
Além do capricho com o ponto de venda e o cuidado com os artigos (super selecionados, peças fantásticas das grifes mais famosas) a proposta social da organização é muito bacana. As atividades sociais são voltadas para os desempregados, imigrantes, idosos e pessoas com deficiência. Oferecem programa de formação, qualificação e emprego. E ainda a Fredex é um dos principais contribuintes da Noruega em matéria de reciclagem de têxteis e de papel.
Fica aqui a dica desse lugar incrível e algumas imagens para tentar ilustrar o que descrevi.
O endereço certinho da Fredex Unika em Oslo é: Markveien 51, Grunerløkka.


Nenhum comentário: