quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Acho que isso vai virar um vício! Ontem, quando terminei de escrever o primeiro texto, já estava morrendo de vontade de continuar, a cabeça ficou fervilhando, mas como era tarde e tinha que trabalhar no outro dia, achei melhor descansar (coisa que não tenho feito muito ultimamente). Devo dizer que foi difícil pegar no sono, mas com insistência se consegue tudo, não é verdade? Falando em insistência, vou contar minha trajetória como capista. Para isso terei que voltar muitos anos atrás, na época da faculdade ainda, mas tentarei ser breve. Quando ainda estava cursando Publicidade e Propaganda na UNISINOS, tive uma crise de identidade, não sabia mais se era mesmo essa a profissão que queria exercer, pensei em abandonar o curso, mas também não sabia ao certo que outro rumo tomar (sorte que meus pais me convenceram a concluir a faculdade, nem que depois fosse fazer outra, mas era preciso concluir essa, afinal faltava pouco). Acho que todo mundo passa por uma crise dessas, né? Pois bem, durante um estágio na agência experimental da própria universidade, tive meu primeiro contato com a criação de capas de livros. Um novo horizonte se abriu. Era isso que eu queria fazer! Bom, confesso que na época não sabia muito bem a quem recorrer, também achava que deveria ter mais experiência, e, comodista, acabei trabalhando em agências de publicidade, aproveitando as oportunidades que surgiam. Durante um tempo abandonei a idéia de ser capista, porém, como diretora de arte me sentia um pouco desconfortável. Não que tenha sido um pesadelo, tive bons momentos, e ainda tenho, mas faltava alguma coisa. Não conseguia me sentir realizada. Um dia, já formada, casada e trabalhando em uma agência, resolvi que era preciso tomar uma atitude. Não conseguia vislumbrar um futuro, estava infeliz e, mesmo tendo várias contas pra pagar no fim do mês, o dinheiro sendo contadinho, pedi demissão. Tinha que fazer isso, antes que fosse tarde. Montei um escritório em casa, fazia alguns trabalhos publicitários como freelancer e em paralelo encaminhava o currículo para as editoras de Porto Alegre. Não foi fácil, mas consegui meu primeiro trabalho como capista na Editora Razão. A Nádia (editora), estava montando o bureau editorial e resolveu apostar em novos talentos. Sorte minha! A sintonia foi ótima! A experiência com a primeira capa foi tão boa que mantivemos a parceria até hoje! Mas como nem tudo são flores, mesmo estando nas nuvens por ter realizado um sonho, estava simultaneamente vivendo um período bem complicado, o casamento não ia bem e mesmo existindo um carinho muito grande, acabei me separando. Sofri bastante. Trabalhar sozinha em casa não era saudável, pelo menos não estando deprimida como eu estava. O dinheiro que recebia não era o suficiente para me manter. E agora? Voltei a procurar emprego nas agências de publicidade. E, OPORTUNIDADE DOS CÉUS! Fui indicada para fazer um free na Escala, uma das maiores agências do sul do país. Estava nervosa, afinal, nunca acho que tenho competência suficiente (e não adianta, nem na terapia consegui me livrar desse sentimento, mesmo os acontecimentos demonstrando o contrário), mas fui e cumpri as terefas direitinho, tanto que acabei sendo convidada a fazer parte da equipe! Foram 3 anos maravilhosos! Fiz amizades que tenho certeza que vou levar pra toda a vida, trabalhei com profissionais exemplares, gente MUITO competente e do bem. Que família!!! Sim, éramos uma família, existiam brigas, pontos de vista diferentes, mas éramos unidos. E fazíamos as coisas acontecerem. Como nem tudo é pra sempre, no início desse ano a família foi desfeita. O cliente para o qual trabalhávamos rompeu o casamento com a agência, e essa, não conseguiu absorver todos os profissionais. Resultado: DEMISSÃO EM MASSA. Foi uma revolução na vida de todos. Cada um foi pra um lado diferente do outro, mas todos foram para algum lugar. Claro, profissionais competentes não ficam muito tempo dando sopa. ;-) Comigo não foi diferente. Emendei um free no outro, até que acabei contratada novamente. Novos desafios, estou atualmente trabalhando em uma agência de trade marketing (senhor, nem sabia que isso existia, hahahah...). É, vivendo e aprendendo. SEMPRE. Mas, e as capas de livros? (vocês devem estar se perguntando...) Continuo criando as capas para a Editora Razão e continua sendo um prazer enorme! Pena não conseguir viver só disso, mas com insistência, ainda tenho esperança de um dia chegar lá.

3 comentários:

Anônimo disse...

E aí Lindona, saudações do mundo dos Blogeiros!
Afinal de contas, nem tudo é ajustável p/ caber dentro da nossa mochila e o bom mesmo é compartilhar vida!

Bjão

http://cesardutra.blogspot.com/

Anônimo disse...

quero saber uma coisa: quem vai fazer a capa do livro sobre a vida da carol.

Gislaine Marques disse...

Eita familinha boa! Tbm sinto saudades. Continuo adorando os textos. O meu de hj foi um desabafo. A Rafa disse que ficou pesado, pq contei muitas coisas tristes. Mas, ao contrário do texto e das coisas do passado que conto nele, eu estou feliz agora. E é isso que importa, não? Bjk.