terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Century of Fashion Ilustration

Sábado passado fui conferir a exposição Drawing Fashion no Design Musium o que rendeu minha estreia como correspondente internacional para a Revista Fino Trato! Não deixem de acompanhar as novidades da revista que está em processo de remodelação e logo, logo estará de cara nova e cheia de matérias interessantes! ;-)

Segue meu texto de colaboradora da revista, espero que gostem e acompanhem esse meu novo projeto.

Na semana passada, dia 3 de Novembro, o Museu do Design de Londres inaugurou a exposição Drawing Fashion, que ficará em exibição até 6 de Março de 2011. Elaborada durante 30 anos por Joelle Chariau, um dos poucos especialistas em desenho de moda, esta é a primeira vez que a coleção é apresentada ao público. São mais de 150 ilustrações que retratam o espírito e o estilo de cada época nos últimos 100 anos.
Verdadeiras obras de arte concebidas em diversas técnicas e com materiais variados como nanquim, guache, aquarela, colagens, sobreposições, ilustram coleções de Chanel, Dior, Lanvin, Comme des Garçons, Poiret, Victor&Rolf, Lacroix, Alexander McQueen, entre outros. Numa época em que ainda não existia a fotografia, as ilustrações de moda utilizadas para publicidade foram elaboradas com tanta maestria, requinte e criatividade que perpetuam, até os dias de hoje, como uma representação única das coleções, imprimindo emoções e estilos singulares.
Ao observar os desenhos é possível identificar as diversas vertentes de arte como o Art Nouveau, Art Deco e a Pop Art. Destacam-se nomes da atualidade como Mats Gustfson, François Berthoud, Aurore de La Morierie; mas também Antonio, muito conhecido nas décadas de 60, 70 e 80; René Gruau nos anos 40 e 50 e Lepape com ilustrações do início do século XX, principalmente da década de 20.
A exibição conta ainda com capas ilustradas da Vogue e L’officiel e alguns vídeo clips em que aparecem alguns dos ilustradores falando sobre o seu trabalho. Para complementar, o museu ainda elaborou dois eventos relacionados com a exposição: um debate sobre ilustrações de moda que ocorreu no dia 5 de novembro e uma palestra com Stephen Jones e Colin McDowell que ocorrerá no dia 26 de Janeiro de 2011.
E como toda boa exposição que se preze, essa também rendeu um livro: Drawing Fashion – A Century of Fashion Ilustration, que pode ser adquirido por 35 libras na loja do museu que, diga-se de passagem, é uma tentação! Quem estiver com viagem programada para Londres e, assim como eu, curte arte e moda, fica aqui a dica dessa exposição, além de algumas imagens para aguçar mais ainda a vontade de apreciar de pertinho essas ilustrações!
Enjoy!
Mats Gustafson, ‘Red Dress’, 1999    |    Antonio, Vogue France, 1972    |    Francois Berthoud, Loves me, Loves me not, 2001
                                                       

Nenhum comentário: