segunda-feira, 1 de agosto de 2011

3 em 1

Resolvi falar num mesmo post sobre as 3 exposições que faltavam comentar aqui, primeiro porque as 3 ocorreram no V&A e segundo porque as 3 já terminaram. Também quero aproveitar pra fazer um comparativo, se é que isso é possível, já que os temas são bem diferentes e alertar que não se pode ter preconceitos, temos que estar sempre nos policiando, porque corremos o risco de perder coisas muito interessantes. Porque eu estou dizendo isso: uma das 3 exposições, The Cult of Beauty - The Aesthetic Movement 1860-1900, por ignorância achei que exposição tratava-se apenas de retratos pintados da época, o que definitivamente não me atrai muito e por isso eu simplesmente não estava com muita vontade de ver. Mas acabei indo conferir porque ela estava incluída no programa do curso que fiz na London College of Fashion. No fim da história, foi a exposição que eu mais gostei! 
Mas vamos deixar de rodeios e falar logo do que interessa, primeiro, a exposição do Yohji Yamamoto (12 de Março a 10 de Julho de 2011). Desde que vi pela primeira vez os cartazes de divulgação fiquei louca pra conferir a exposição, mas acabou que só fui no último dia. Sim, fiz daquelas de empurrar com a barriga e deixar pra última hora. Bom, considero as criações do Yohji fascinantes porque ao mesmo tempo que parecem ser aquelas linhas retas, clean, básicas, características das criações orientais, ao mesmo tempo elas trazem uma complexidade de origami, é só dar uma atenção maior para os pequenos detalhes, que acabam por fazer toda a diferença. Em termos de exposição, o cenário era bem clean, paredes brancas com algumas intervenções de desenhos de corpos femininos e alguns andaimes de aço que faziam a divisão entre a exposição da roupas e os vídeos. As roupas não tinham qualquer tipo de proteção, o que permitia ver bem de pertinho todos os detalhes e as texturas dos tecidos. O fator mais inusitado é que algumas peças foram espalhadas pelo museu, ou seja, para conferir todas as criações colocadas em exposição era preciso fazer uma espécie de caça ao tesouro. Consegui tirar algumas fotos escondido e deixo aqui pra vocês terem uma ideia de como era.


Outra exposição foi Figures & Fictions - Contemporary South African Photography (12 de Abril a 17 de Julho), uma exposição conjunta de fotógrafos sul africanos, cada um com sua história, seu nicho, suas características de trabalho, mas todos com um ponto em comum: retratar a identidade do seu povo e suas experiências de vida. É curioso observar como uma imagem de street fashion e uma imagem jornalística, ambas possuem uma histórias forte para contar.


Por último, deixei para falar da exposição The Cult of Beauty - The Aesthetic Moviment 1860 - 1900 (2 de Abril a 17 de Julho de 2011). A mais ampla exposição já organizada sobre o movimento estético na Grã-Bretanha, traçando o desenvolvimento do esteticismo num círculo vanguardista pequeno na década de 1860 passando por um fenômeno cultural até culminar na fase final e decadente no final do século 19. O esteticismo, na verdade, nasceu no final do século 19, no Reino Unido, como uma reação à arte e as ideias da era vitoriana. O estilo foi caracterizado pela ampla utilização de lírios, girassóis e a pena de pavão, com base em fontes diversas como a arte grega e a japonesa. Entre tantos artistas, Oscar Wilde é considerado o guru deste estilo. Literatura, arquitetura, pintura, escultura, cerâmica, têxtil, papel de parede, mobiliário, design e moda, tudo exposto de uma maneira impecável! Em parceria com o Museu de Finas Artes de San Francisco e o Musée d'Orsay, de Paris, (locais que irão abrigar essa exposição futuramente) conferir essa exposição foi uma experiência a parte! Quase não tenho palavras para descrever tamanho o cuidado com todos os detalhes. Não era permitido fotografar, mas navegando encontrei algumas imagens pra poder ilustrar um pouco o que estou dizendo! 

Musée D'Orsay (Paris) - Setembro de 2011 
Museu de Young (parte do Museu de Belas Artes de San Francisco - USA) - Fevereiro de 2012.

Nenhum comentário: