segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Toulouse-Lautrec and Jane Avril: Beyond the Moulin Rouge

Estou devendo vários posts, eu sei, devo não nego, posto quando puder... rsrsrsrs... A verdade é que estive doente e a preguiça tomou conta de mim. Sem forças pra nada, nem pra raciocinar, mas agora já estou bem melhor. Sendo assim, vamos retomar os trabalhos! Não farei os posts por ordem cronológica dos acontecimentos, mas vou contar para vocês tudo de relevante que aconteceu nos últimos tempos! ;-)
No domingo 24 de julho fui conferir a exposição Toulouse-Lautrec and Jane Avril - Beyond the Moulin Rouge. Eu adoro o trabalho do Toulouse-Lautrec, a combinação dos traços soltos com o papel pardo, presente em muitas obras, dando um ar  rústico, meio inacabado, ou rascunho, simplesmente me fascinam! Apesar de admirar muito o seu trabalho e ter estudado sobre sua vida e obra nas aulas de história da arte na universidade, eu não tinha conhecimento de que sua musa inspiradora era Jane Avril. Nessa exposição, que fica até o dia 18 de setembro de 2011 na The Courtauld Gallery no Sumerset House, além de conferir de pertinho alguns de seus famosos cartazes para o Moulin Rouge, também é possível conhecer melhor a história dessa dançarina de cabaré que teve uma vida tão sofrida, mas que se tornou uma das estrelas principais do Moulin Rouge. Outra curiosidade que  eu não sabia e aprendi nessa exposição é que foi Edgar Degas (famoso por suas pinturas de bailarinas) quem abriu os olhos de Toulouse-Lautrec para os movimentos encantadores da dança. Lautrec achou seu próprio nicho e passou a representar os movimentos frenéticos das dançarinas de cabaré, enquanto Degas encantava-se com a delicadeza do ballet clássico.  
Além de exposições itinerantes as galerias também contam com um acervo permanente onde é possível apreciar obras de Van Gogh, Cézanne, Manet, Rubens, entre outros. 
Bom, fica aqui algumas imagens e a dica: se tiverem a oportunidade, não deixem de conhecer o Sumerset House, um complexo de galerias com várias exposições e cafés e que é muito agradável, ainda mais agora no verão!





Nenhum comentário: